terça-feira, 25 de outubro de 2011

Análise crítica sobre o jogo: "Dora a exploradora Puzzle da Pirâmide"

          Depois de lermos os textos "Como olhar criticamente o Software Educativo Multimédia" de Ana Amélia Carvalho, e "Avaliação de Software Educativo ensina-me a pescar" de Fernando Costa concluímos que o jogo educativo por nós escolhido não é assim tão educativo. Apesar de ser um software educativo multimédia que chama a atenção do utilizador a nível visual e auditivo não estimula o intelecto. O jogo "Dora a exploradora Puzzle da Pirâmide" fascina o utilizador através da sua faceta lúdica mas não estimula as aprendizagens significativas nem desenvolve estratégias cognitivas de nível superior.

         Os feedbacks presentes no jogo são muitos: auditivos, visuais e pontuação. Tendo em conta esta característica o jogo é bastante completo. O menu é composto por ícones apelativos que promovem a autonomia do utilizador. A estrutura deste jogo é linear ou sequencial, isto é, o utilizador progride ou regride no jogo, não se perde mas também não tem mais hipóteses. Cada opção tem apenas um descendente. A dificuldade vai aumentando com a progressão no jogo. Este jogo não apresenta ajudas ao utilizador.

Jogo
"Dora a exploradora Puzzle da Pirâmide"

Textos consultados
"Como olhar criticamente o Software Educativo Multimédia" de Ana Amélia Carvalho
"Avaliação de Software Educativo ensina-me a pescar" de Fernando Costa

1 comentário:

  1. Caras alunas,
    conseguiram uma reflexão breve que contém os pontos mais importantes de análise.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar